O

conceito ESG ainda não é conhecido por todos, mas tem se tornado mais comum no Brasil ao longo dos anos. Hoje, as grandes empresas reconhecem que as políticas de ESG funcionam e são fundamentais para a sustentabilidade do negócio a longo prazo, se forem aplicadas de forma eficiente. 

Nesse texto, você irá entender o que significa a sigla ESG e por que ela tem se tornado tão importante no meio empresarial.

Políticas de ESG

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance, em português, também conhecido como ASG, Ambiental, Social e Governança. Esse conceito surgiu primeiramente em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), onde vinte instituições financeiras de nove países, estabeleceram diretrizes para o mercado em relação a questões ambientais, sociais e de governança, os três principais pilares do ESG.

A implementação dessas políticas tem se tornado cada vez mais importante para as empresas e investidores, já que essas políticas ajudam a identificar oportunidades e riscos, além de contribuir para um mundo melhor.

Pilar Ambiental

A política ambiental visa minimizar o impacto no planeta, através de práticas sustentáveis como, políticas para redução de emissões de carbono, reciclagem, uso de energia limpa, mudanças climáticas, conservação da biodiversidade, poluição da água e uso responsável dos recursos não renováveis. Essas politicas tem sido implementadas para tornar empresas mais limpas e eficientes.

Em um primeiro momento, você pode imaginar que essas políticas funcionem apenas para aqueles que participam de forma direta nos efeitos da crise climática, mas indústrias e empresas precisam estar atentos a essas questões e principalmente compreender que todos podem participar ativamente dessas políticas. 

É possível começar com o descarte correto de lixos recicláveis, rejeitos e orgânicos, resíduos tecnológicos, práticas simples que participam diretamente no pilar ambiental da política de ESG.

Pilar Social

A política Social é voltada a aspectos relacionados ao bem-estar, relação com clientes, fornecedores e também a relação da empresa com a sociedade.

Boas condições de trabalho, transparência nas ações de marketing, respeito as leis trabalhistas, saúde e segurança ocupacional, políticas de diversidade e inclusão, remuneração igualitárias, iniciativas comunitárias são políticas que garantem que a empresa seja ética, justa e socialmente responsável, contribuindo de forma positiva para a sociedade e para seus colaboradores.

Pilar de Governança

Esse pilar busca a integridade dos processos de decisão, transparência e ética dos negócios.

São práticas de transparência financeira, padrões éticos e práticas comerciais responsáveis, transparência na remuneração dos cargos de liderança, conformidade com as regulamentações, proteção de dados de colaboradores e investidores, canais de denúncia para práticas de corrupção.

As empresas que possuem boas práticas de governança garantem processos de tomadas de decisões mais justas e transparentes. Ajuda também a identificar e gerenciar riscos, o que ajuda a proteger as empresas de prejuízos tanto financeiros quanto de reputação, além de aumentar o interesse de investidores. 

Por que aplicar as políticas de ESG em sua empresa?

As políticas de ESG são utilizadas como parâmetros para avaliar o nível de comprometimento da empresa com essas questões, ao equilibrar o interesse financeiro com preocupações relacionadas ao meio ambiente, desenvolvimento da sociedade e da ética nos negócios. 

Todos sabem o quanto a crise climática tem se agravado, e com essas mudanças, o padrão de consumo das pessoas também muda, o que pode ser algo negativo para os negócios.

Um fator que também é importante, é que hoje o mercado de investimentos tem olhado para a importância das políticas de ESG. 

Muitos investidores têm se preocupado em relação às questões sustentáveis. Fundos de investimento tem tomado suas decisões, considerando as políticas de ESG, por conta das evidências de que as empresas que estão comprometidas com essas políticas, possuem um desempenho financeiro sustentável a longo prazo. Isso faz com que o risco do investimento se torne menor. 

Além disso, é possível se tornar uma empresa mais econômica ao possuir uma gestão eficiente de recursos de água, energia elétrica, materiais reutilizáveis, além de melhorar a reputação da empresa frente aos seus concorrentes, colaboradores, consumidores e investidores.

Com a política de ESG, é possível que investidores, colaboradores e consumidores saibam que a empresa trabalha de forma ativa para promover a responsabilidade, transparência e a eficácia em seus processos.

A MSE é uma empresa que trabalha fortemente com essas políticas e busca oferecer a todos um ambiente de trabalho ético, transparente, sustentável e socialmente responsável.

São 44 anos de conhecimento, oferecendo os melhores serviços e projetos de engenharia por todo o Brasil.

Conheça mais sobre a MSE, acessando nossas redes sociais, e siga nosso LinkedIn para saber mais sobre inovações, projetos, artigos e sobre tudo o que tem acontecido no mundo MSE.

Mais posts de

Heading

VER TODOS

Cadastre-se no nossa Newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.