V

ocê já ouvir falar sobre Sala Limpa?

Buscando sanar dúvidas e informar mais sobre o tema convidamos a Arquiteta e Projetista Giovana Mantovani para responder questões relevantes sobre essa área presente em diferentes segmentos da indústria.

O que é uma sala limpa? 

Giovana: Uma sala limpa é uma área enclausurada com controle de concentração de partículas, temperatura, umidade, iluminação, ruídos e vibrações. Esta sala, possui controle de velocidade do fluxo do ar e pressurização, em um projeto de sala limpa, é definido a pressão que será utilizada internamente para determinada função da mesma, esta pressão é monitorada dia a dia por dispositivos chamados de manômetros, que garantem a medição constante do diferencial de pressão. 

A sala limpa, por se tratar de um ambiente controlado, segue diretrizes de inúmeras normativas, tanto nacionais como internacionais, a fim de controlar e evitar a contaminação entre o ambiente externo com as partículas manipuladas internamente. 

Toda parte do projeto é minuciosamente estudada, desde a arquitetura às instalações prediais, além das normativas várias regras e recomendações devem ser seguidas a fim de eliminar qualquer propagação de partículas indevidas. Desde a escolha do piso, do material das paredes, do forro, das luminárias até a escolha do material dos tampos e mobiliários, tudo deve ser escolhido com cuidado para garantirem a resistência contra os ácidos e diluentes, além de serem resistentes às oscilações e vibrações. 

Saiba mais sobre essa obra.

Onde costuma ter uma sala limpa? 

Giovana: Parece uma sala muito específica para laboratórios, porém é mais comum do que imaginam, as salas limpas são utilizadas para testes ou manufatura de produtos onde a contaminação por partículas presentes no ar interfere no resultado, é um ambiente no qual a limpeza do ar e outros parâmetros são indispensáveis. 

As Salas Limpas, são aplicadas em diferentes setores, como na indústria microeletrônica, espacial e nuclear, automotiva, ambientes hospitalares, farmacêuticos, químicas, centros de biotecnologias, cosméticos, alimentícios entre outros.. 

Qual a relação entre Sala Limpa e ISO?

Giovana: As salas limpas, necessitam seguir diversas normativas, e com isso atrela as certificações necessárias de operação. A ISO 14644, estabelece os requisitos para o projeto, construção e monitoramento de salas limpas, quanto a sua classificação de limpeza de ar com base na concentração de partículas em suspensão no ambiente, estabelecendo padrões rigorosos para garantir níveis apropriados de limpeza em diferentes aplicações. 

Essa classificação se divide em nove classes, de acordo com a quantidade de partículas específicas existentes por metro cúbico, e quanto ao tipo de fluxo do ar, laminar (unidirecional) ou turbulento. A Sala limpa classe um a cinco, funciona sob regime de fluxo de ar laminar, já as de classe seis a nove funcionam sob regime de fluxo de ar turbulento.

Quanto menor a classe ISO, menor é a concentração permitida de partículas, sendo a ISO 1 a mais rigorosa em termos de controle de partículas. Também há outras designações da ISO 14644, que são definidas em grau A, B, C ou D, qual estabelece os limites para as partículas em suspensão no ar, nos estados ocupacionais “em repouso” e “em operação” e também os limites para a contaminação microbiológica durante o monitoramento “em operação”.

Saiba mais sobre essa obra.

Considerações

A Sala Limpa é um ambiente essencial para diversos setores da indústria, garantindo a qualidade e segurança em processos críticos onde a contaminação pode comprometer resultados e produtos. A complexidade envolvida no projeto e operação de uma sala limpa, como destacado por Giovana, demonstra a importância de seguir rigorosamente as normativas e especificações, como as da ISO 14644. Ao entender o papel fundamental dessa sala, podemos reconhecer sua relevância em manter altos padrões de produção e pesquisa, protegendo tanto o ambiente interno quanto os produtos finais.

Acompanhe nosso blog para mais conteúdos como este!

Respostas por Giovana Mantovani, Arquiteta e Projetista da LMS braço de Projetos do Grupo MSE Engenharia.

Mais posts de

Heading

VER TODOS

Cadastre-se no nossa Newsletter

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.