Brasil faz parte dos maiores players de celulose do mundo, e a MSE Engenharia tem orgulho em fazer parte de um processo importante desse setor. Com uma receita de R$ 250 bilhões no ano de 2022, o Brasil se consolidou como líder no mercado global, passando o Canadá, segundo dados do EPE (Empresa de Pesquisa Energética). Fonte: EPE
Nesse texto você irá entender a importância do Brasil como produtor e exportador de celulose, e como a MSE é parte importante no crescimento do setor.
Produção de celulose no Brasil
De 1990 a 2015, segundo dados do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento), houve um grande investimento em pesquisa e desenvolvimento florestal. Isso fez com que o setor crescesse e se tornasse competitivo no mundo, fazendo do Brasil, hoje, um dos principais produtores de celulose do mundo.
Segundo dados do IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores), no último ano, houve um aumento de 10,9% na produção de fibra de madeira em relação ao ano anterior, e as exportações aumentaram em torno de 22%.
O Brasil possui 10 milhões de hectares de áreas cultivadas e 6 milhões de hectares de conservação de florestas nativas, e até o ano de 2028, o Brasil receberá investimentos para a expansão e para a criação de novas fábricas. Fonte: Relatório anual 2022 e 2023
Conheça nossos cases
Klabin - Projeto Puma
Puma II
Klabin Centro Tecnológico
Suzano
A MSE está a mais de 44 anos desenvolvendo soluções em engenharia para o setor de celulose e para diversos outros segmentos. Saiba mais acessando nossas redes sociais e LinkedIn.